Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Classificação para a Copa do Brasil via campeonatos estaduais e ranking da CBF - Red Bull Brasil classificado e Madureira eliminado

Após o fim da 37ª rodada da série A, o Red Bull Brasil garantiu sua participação na Copa do Brasil 2016. O clube paulista foi beneficiado pelo fato de o São Paulo conseguir se garantir entre os cinco primeiros do Brasileirão e desse modo já ter assegurada uma das vagas diretas para as oitavas de final da Copa do Brasil 2016.

Por outro lado, o Madureira deu adeus à possibilidade de conseguir uma vaga para a Copa do Brasil do ano que vem, já que o Flamengo não possui mais chances de chegar ao G6 do Brasileirão.

Sendo assim, restam apenas 4 clubes com chances de ocupar a última vaga restante da Copa do Brasil que depende da classificação final do campeonato brasileiro:

- Botafogo/SP: terá que torcer para que o Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil e para que o Santos fique em 5º no Brasileirão.
- Ypiranga/RS: terá que torcer para que o Internacional termine em 4º ou em 5º para que não dependa do resultado da final da Copa do Brasil. Se o Santos for campeão da Copa do Brasil e terminar em 5º no Brasileirão, o Ypiranga se classificará se o Internacional ficar em 6º.
- Central/PE: terá que torcer para que o Sport termine em 5º (não existe a possibilidade de o Santos terminar em 5º e o Sport em 6º).
- Villa Nova/MG: terá que torcer para que o Cruzeiro termine em 5º para que não dependa do resultado da final da Copa do Brasil. Se o Santos for campeão da Copa do Brasil e terminar em 5º no Brasileirão, o Villa Nova se classificará se o Cruzeiro ficar em 6º.

Maiores informações sobre as vagas restantes podem ser obtidas aqui: 

5 comentários:

  1. Fluminense de Feira optou pela Série D:

    http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/38690-apos-titulo-flu-de-feira-vai-disputar-a-serie-d-juazeirense-fica-com-a-copa-do-brasil.html

    Juazeirense ficou com a vaga para a Copa do Brasil.

    Falta o Resende anunciar sua escolha. Se esperava que o Resende anunciasse ontem também, mas a diretoria está dando uma enrolada para decidir.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei em algumas reportagens sobre o título da Copa Rio que o Resende está inclinado a escolher a vaga na Copa do Brasil, de olho na premiação de 200 mil reais paga pela CBF para quem disputa a primeira fase.
    Além da premiação, o Resende também teria a possibilidade de vender o mando de campo da primeira partida caso o sorteio da Copa do Brasil o faça enfrentar um clube de grande torcida (eles fizeram isso no ano passado quando enfrentaram o Vasco).
    Mas temos que esperar o pronunciamento oficial do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu comentário acima deveria ter ido no post de baixo. Mas já que eu fiz aqui, vou continuar.

      A premiação é boa, ainda mais levando em conta que só precisa jogar uma ou duas partidas pra receber. Mas a parte de vender o mando não é uma boa pra essa edição de 2016 para o Resende. Em 2014 ele conseguiu ficar no pote E, cruzando com o pote A, e ainda deu sorte de pegar o Vasco no sorteio. Se tivesse pego um dos paulistas estaria bem também, mas se tivesse pego Goiás, Coritiba ou Vitória não teria muita perspectiva de venda de mando. Na edição de 2016 o Resende ficaria no pote F, cruzando com o pote B. Aí não tem nenhuma possibilidade para a sorte. Nenhum dos adversários lá faz um mando "vendável". Sempre existe a possibilidade de surpreender e conseguir passar da primeira fase e pegar outra premiação maior ainda, mas não tem nada garantido.

      Do ponto de vista financeiro e de riscos a Copa do Brasil é melhor mesmo. Não estende a semi-temporada, a Série D estenderia a temporada por pelo menos uns 3 meses, com folha salarial e demais despesas se estendendo, precisaria de um orçamento maior, não trás muitos ganhos financeiros, pelo contrário, mas trás a possibilidade de subir na pirâmide nacional. É uma opção de maior risco e mais ambiciosa a longo prazo. A Copa do Brasil seria uma opção mais imediatista e sem riscos. Esperemos para ver o que o Resende escolhe.

      Excluir
    2. Ficando no pote F as possibilidades de venda de mando de campo são bem restritas mesmo...
      No máximo, daria para tentar levar o mando para alguma cidade do Nordeste caso o sorteio o colocasse contra um dos grandes de lá (Bahia, Vitória, Sport, Náutico ou Ceará). O Boa tentou fazer isso na série B contra o Bahia e a CBF não deixou após os protestos dos clubes pernambucanos (tentou levar o jogo para Aracaju de olho na bilheteria). Mas esse era um jogo de apelo muito maior, já que o Bahia ainda brigava pelo acesso para a série A.
      Já em um jogo de primeira rodada da Copa do Brasil o apelo seria muito baixo e isso praticamente inviabiliza a mudança de local de olho em uma arrecadação maior.
      E de fato a série D não trás ganho financeiro nenhum para os clubes de torcida pequena... Só vale a pena disputá-la se o clube de fato possuir interesse em garantir um calendário completo no ano seguinte e se estiver disposto a investir um bom dinheiro.

      Excluir
    3. pra time de pouca torcida nao vale nada a serie d mesmo, nao precisa se preocupar com segundo semestre, mas pra quem tem torcida longa e pensamento a longo prazo, o objetivo é subir de divisão e ir melhorando no ranking.. esse ano na bahia mesmo o vitoria ada conquista escolheu copa do nordeste do ano que vem ao inves de serie d desse ano.. mesmo chegando na final do campeoanto

      Excluir