Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Classificação para a Copa Sul-Minas-Rio - Clubes de Santa Catarina

A disputa entre Avaí, Criciúma e Chapecoense ficou ainda mais apertada após os jogos do fim de semana. O Avaí está apenas 10 pontos na frente da Chapecoense no ranking da CBF, que por sua vez está apenas 8 pontos na frente do Criciúma.

Após os últimos jogos, as possibilidades de posicionamento de cada um dos três times após o término das séries A e B são as seguintes:
- Chapecoense: da 8ª a 14ª colocação na série A
- Avaí: da 15ª a 19ª colocação na série A
- Criciúma: da 12ª a 16ª colocação na série B

O Criciúma faz seu último jogo pela série B amanhã e dependendo da colocação final em que se encontrar, poderá ultrapassar Avaí ou Chapecoense nas seguintes situações:

Criciúma terminar a série B em 12º:
- Ultrapassa a Chapecoense se ela ficar em 13º ou 14º.

- Ultrapassa o Avaí se ele ficar em 17º, 18º ou em 19º.

Criciúma terminar a série B em 13º:
- Ultrapassa a Chapecoense se ela ficar em 14º.

- Ultrapassa o Avaí se ele ficar em 18º ou 19º. 

Criciúma terminar a série B em 14º:
- Ultrapassa a Chapecoense se ela ficar em 14º.


- Ultrapassa o Avaí se ele ficar em 18º ou 19º. 

Criciúma terminar a série B em 15º:
- Não possuirá mais chances de ultrapassar a Chapecoense.


- Ultrapassa o Avaí se ele ficar em 19º.

Criciúma terminar a série B em 16º:
- Não possuirá mais chances de ultrapassar a Chapecoense.


- Ultrapassa o Avaí se ele ficar em 19.

Lembrando que o Figueirense já está garantido como o melhor catarinense no ranking da CBF desse ano e, por isso, é o único catarinense que já tem sua vaga assegurada na Copa Sul-Minas-Rio do ano que vem.

4 comentários:

  1. criciuma ganhou e na pior hipótese terminará em 14º (caso parana ganhe do sampaio e caso atletico go ganhe de 5x0 do bahia), na melhor em 12 º.. disputa continua acirrada, falta so descobrir se a competição vai existir ou nao.. ate agora nada de tabela, faltando 2 meses para o inicio, data limite do estatuto do torcedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um mês que a tabela foi divulgada:

      http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2015/10/26/noticia_futebol_nacional,322211/primeira-liga-divulga-tabela-oficial-do-torneio.shtml

      No caso do Atlético-GO, basta uma vitória por 4 gols de diferença. Haveria empate em número de vitórias e saldo de gols, mas o Atlético teria maior número de gols marcados.

      Excluir
    2. mas essa tabela é provisoria, nem se sabe quais os participantes.. e os cara tao brigando pra ver quem vai ter a maior cota de tv, sendo que nem ta vendido os direitos de imagem ainda.. infelizmente acho que esse ano nao sai essa liga.

      Excluir
    3. Tem esse problema com a disputa por cota de TV mesmo. Mas quanto a não haver certeza dos participantes, isso não é o problema. A tabela básica da Série D é divulgada todos os anos sem que se conheça todas as equipes que irão disputá-la. Ocorreu esse ano. A competição começou em 12 de julho. A tabela básica foi divulgada em 13 de maio com 4 equipes ainda não determinadas e uma equipe errada, o representante de Roraima que deveria ser o Náutico, mas a CBF publicou o São Raimundo, corrigindo vários dias depois da publicação original. Veja a notícia abaixo:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-d/noticia/2015/05/cbf-divulga-tabela-e-grupos-da-serie-d-do-campeonato-brasileiro.html

      O que precisa ser publicado com 60 dias de antecedência é uma tabela básica. Nessa tabela não precisa ter local, estádio ou horário determinados, mesmo porque esses parâmetros podem ser todos modificados com antecedência mínima de de 10 dias da data marcada inicialmente, seja por motivo de força maior, interesse da TV, ou concordância das duas equipes, não fazendo sentido exigir esses detalhes na tabela básica a ser publicada com 60 dias de antecedência ao início da competição. Não precisa sequer ter todos os times definidos, basta que a forma de preencher a vaga esteja definida em regulamento e a mesma seja preenchida com o mínimo de antecedência por questões logísticas. No caso da Série D, a forma de preenchimento das vagas já estava determinada, a colocação nos estaduais. Nessa liga, o critério é o ranking da CBF de 2015 que deve ser publicado em no máximo duas semanas.

      Fora o problema da disputa de cotas e de venda dos direitos que você citou, a FERJ pode ainda tentar uma cartada final e tentar alguma forma de impedimento jurídico da competição. A tabela básica não é problema e é essa que foi publicada há um mês.

      Excluir