Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2015

[Análise] Ranking das Federações - Briga por vaga na Copa do Brasil entre MS, PI e ES


Além das atualizações dos rankings da CBF, serão postadas também algumas análises das situações atuais das federações com relação à quantidade de vagas que terão direito no próximo ano nos campeonatos cujas vagas são distribuídas de acordo com o ranking da CBF (Copa do Brasil, Brasileiro Série D, Copa do Nordeste e Copa Verde).

A primeira análise tratará da disputa entre MS (21º), PI (22º) e ES (23º) pela 22ª posição no ranking.

A distribuição de vagas na Copa do Brasil prevê que os estados ranqueados entre a 15ª e a 22ª posição têm direito a duas vagas na Copa do Brasil. Desse modo, o estado que ficar na 23ª (ES atualmente) ao fim de 2015 terá direito a apenas uma vaga na CB do ano que vem.

Como a série D é a única divisão do brasileiro em que esses estados possuem clubes atualmente, ela será a competição que definirá a 22ª posição.

Após algumas projeções é possível verificar que os estados posicionados abaixo do ES no ranking não tem chances de alcançar o 22º colocado (PI) até o fim de 2015, independentemente das eventuais posições que seus clubes obtiverem na série D (seus clubes já foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil). É possível verificar também que o 23º colocado (ES) não tem mais condições de alcançar o 20º colocado (SE). Desse modo, a análise se restringirá às federações do ES, PI e MS.

Vamos às análises.

Briga entre ES, MS e PI
Os times do ES (Estrela do Norte e Real Noroeste), do MS (CENE e Águia Negra) e do PI (Piauí e River) já foram eliminados na 1ª fase da Copa do Brasil e por isso conseguiram apenas 50 pontos nessa competição.

Seguem as projeções:

- Time do ES campeão da série D: 100 pontos
Única situação em que o ES poderia passar o MS. Caso um time capixaba fosse campeão, o ES passaria o PI em qualquer situação e passaria o MS caso o seu time ficasse em 4º ou em uma posição pior.
Nessa situação, o MS poderia ser ultrapassado também pelo PI, caso o time do PI faça 17 pontos a mais que o time do MS, e nesse caso perderia o direito às duas vagas na Copa do Brasil.
Seguem as hipóteses em que isso é possível:
- Time do PI em 2º (80 pontos): time do MS deverá ficar pelo menos na 10ª posição para que o MS consiga a 22ª posição no ranking.
- Time do PI em 3º (75 pontos): time do MS deverá ficar pelo menos na 15ª posição para que o MS consiga a 22ª posição no ranking.
- Time do PI em 4º (70 pontos): time do MS deverá ficar pelo menos na 20ª posição para que o MS consiga a 22ª posição no ranking.
- Time do PI em 5º (69 pontos): time do MS deverá ficar pelo menos na 21ª posição para que o MS consiga a 22ª posição no ranking.
- Time do PI em 6º (68 pontos): time do MS deverá ficar pelo menos na 22ª posição para que o MS consiga a 22ª posição no ranking.
- Time do PI em 7º (67 pontos): MS conseguiria a 22ª posição no ranking independentemente da posição de seu time na série D.

- Time do ES em 2º lugar na série D: 80 pontos
ES não poderia mais ultrapassar o MS.
ES e PI empatariam em pontos caso o time do PI ficasse em 7º.
ES ultrapassaria o PI caso o time do PI ficasse em 8º ou em uma posição pior.

- Time do ES em 3º lugar na série D: 75 pontos
ES e PI empatariam em pontos caso o time do PI ficasse em 12º.
ES ultrapassaria o PI caso o time do PI ficasse em 13º ou em uma posição pior.

- Time do ES do 4º ao 10º lugar na série D:
ES e PI empatariam em pontos caso o time do ES fique 13 posições a frente do time do PI. Ex: Time do ES em 4º e time do PI em 17º. Time do ES em 8º e time do PI em 21º.
ES ultrapassaria o PI caso o time do ES fique mais de 13 posições a frente do time do PI.
Ex: Time do ES em 4º e time do PI em 18º ou pior. Time do ES em 8º e time do PI em 22º ou pior.

- Time do ES em 11º lugar ou pior na série D:
ES não poderia mais ultrapassar o PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário