Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

[Copa do Brasil 2016] 03/12 - Classificação para a Copa do Brasil via ranking da CBF

As seguintes alterações ocorreram desde a última atualização:
- O Palmeiras foi o campeão da Copa do Brasil 2015, garantindo sua participação na Libertadores 2016 e consequentemente uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem.
- O Fluminense de Feira de Santana, que foi campeão da Copa Governador do Estado da Bahia no último fim de semana, escolheu disputar a série D em 2016 e por isso passou a vaga para a Copa do Brasil do ano que vem para o Juazeirense.
- O Resende, campeão da Copa Rio, ainda não divulgou se disputará a Copa do Brasil ou a Série D em 2016. Por isso, o blog continua considerando que a quinta vaga do Rio de Janeiro para a Copa do Brasil segue em aberto.

Os critérios adotados para a definição dos dez clubes que disputarão a Copa do Brasil 2016 classificados de acordo com o ranking da CBF de clubes podem ser vistos aqui: Critérios

Clubes atualmente classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil 2016 (atuais cinco primeiros colocados na série A do Brasileirão e mais o campeão da Copa do Brasil):
- Corinthians
- Atlético/MG
- Grêmio
- São Paulo
- Internacional
- Palmeiras

Equipes classificadas via campeonatos e copas estaduais (até o momento 68 equipes já foram definidas, enquanto que as outras duas vagas restantes virão de competições disputadas no segundo semestre)
- AC: Rio Branco e Galvez
- AL: CRB, Coruripe e ASA
- AP: Santos/AP
- AM: Nacional e Princesa do Solimões
- BA: Bahia, Vitória da Conquista e Juazeirense
- CE: Fortaleza, Ceará e Guarany de Sobral
- DF: Gama e Brasília
- ES: Rio Branco (em 2016 o ES deixará de ter direito a uma segunda vaga, em que o clube classificado disputava uma fase preliminar com o segundo representante do Acre)
- GO: Goiás, Aparecidense e Goianésia
- MA: Imperatriz e Sampaio Corrêa
- MT: Cuiabá, Operário e uma vaga para o campeão da Copa Governador do Estado da Mato Grosso (Dom Bosco ou União Rondonópolis)
- MS: Comercial e Ivinhema
- MG: Caldense, Cruzeiro, Tombense e América/MG (entra na vaga deixada pelo Atlético/MG)
- PA: Remo, Independente e Parauapebas
- PB: Campinense e Botafogo/PB
- PR: Operário, Coritiba e Londrina (apenas três vagas conforme novo ranking de federações)
- PE: Santa Cruz, Salgueiro e Sport
- PI: River e Parnayba
- RJ: Vasco, Botafogo/RJ, Fluminense, Flamengo e uma vaga para a Copa Rio (Resende ou Portuguesa/RJ)
- RN: América/RN, ABC e Globo
- RS: Brasil de Pelotas, Juventude (entra na vaga deixada pelo Grêmio), Ypiranga (entra na vaga deixada pelo Internacional) e Lajeadense
- RO: Genus
- RR: Náutico/RR
- SC: Joinville, Figueirense, Chapecoense, Inter de Lages (quatro vagas conforme novo ranking de federações)
- SP: Santos, Ponte Preta (entra na vaga deixada pelo Corinthians), Red Bull Brasil (entra na vaga deixada pelo Palmeiras), Ferroviária e Linense
- SE: Confiança e Estanciano
- TO: Tocantinópolis

Equipes classificadas via ranking da CBF (equipes que não se classificaram via competições estaduais)
- Atlético/PR (12º)
- Vitória/BA (20º)
- Avaí (22º)
- Criciúma (23º)
- Náutico (25º)
- Atlético/GO (28º)
- Paysandu (29º)
- Portuguesa (32º)
- Bragantino (33º)
- Paraná (34º)

Divisão dos 80 times classificados em oito potes de acordo com o ranking da CBF para definição dos possíveis cruzamentos na primeira fase (A x E, B x F, C x G, D x H)
- Pote A: Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Atlético/PR, Botafogo/RJ, Coritiba, Goiás e Figueirense.
- Pote B: Ponte Preta, Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Avaí, Criciúma, Chapecoense, Náutico e ABC.
- Pote C: Joinville, Atlético/GO, Paysandu, América/RN, América/MG, Portuguesa, Bragantino, Paraná, Santa Cruz e ASA.
- Pote D: Sampaio Corrêa, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Cuiabá, Botafogo/PB, Londrina, Juventude, Nacional/AM e Rio Branco/AC.
- Pote E: Brasil de Pelotas, Remo, Confiança, Tombense, Campinense, Santos/AP, Coruripe, River, Guarany de Sobral e Lajeadense .
- Pote F: Vitória da Conquista, Goianésia, Globo, Operário/MT, Náutico/RR, Aparecidense, Princesa do Solimões, Caldense, Operário/PR e Gama.
- Pote G: Independente/PA, Ypiranga/RS, Brasília, Rio Branco/ES, Genus, Paranahyba, Estanciano, Comercial/MS e dois clubes dentre Red Bull Brasil, Imperatriz ou Inter de Lages (os três possuem a mesma pontuação).
- Pote H: um clube dentre Red Bull Brasil, Imperatriz ou Inter de Lages (os três possuem a mesma pontuação), Juazeirense, Tocantinópolis, Ivinhema, Ferroviária/SP, Galvez, Parauapebas, Linense e outras duas equipes a serem definidas após o término de todos os campeonatos e copas estaduais.

Mudanças nos potes:
Pote A-> entra: Santos/SP
Pote H-> entra: Juazeirense

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por que o Princesa de Solimões irá disputar? O Fast não seria o representante por ser o 2º colocado do estadual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A final do amazonense foi disputada entre Nacional e Princesa do Solimões.
      O artigo nono do regulamento da competição prevê que o campeão e o vice serão os times que disputarem a fase final da competição.
      Como o Princesa perdeu a final para o Nacional, ele ficou em segundo no amazonense, garantindo a segunda vaga na Copa do Brasil.
      Link para o regulamento: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.srgoool.com.br/downloads.php%3Fid_anexo%3D1132&q=regulamento%20campeonato%20amazonense&ved=0ahUKEwjoirnOzMPJAhUGIpAKHQNXDQUQFggdMAE&usg=AFQjCNGes23p0zaUkOKR4881gCnUbqRyQg&sig2=PSFcJei2d2vbUi8fC4e9rw

      Excluir
  3. Amigo, o Vila Nova que foi campeão da Serie C 2015 irá ganhar quantos pontos? Há possibilidade de irmos pra Copa do Brasil pelo ranking? Obrigado e Desde já parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vila Nova ganhou 200 pontos pelo título da série C e esses pontos já estão contabilizados no ranking que divulguei no início da semana.

      Com esses pontos o Vila subiu para a 44ª colocação e já não possui mais chances de ir para a Copa do Brasil via ranking. A última vaga ficou com o Paraná, que ficou na 34ª posição.

      Excluir
    2. Thiago, a forma mais rápida de subir no ranking é com um bom desempenho na Copa do Brasil. É claro que subindo de divisão e se mantendo em divisões superiores faz subir no ranking, mas essa forma é mais lenta, apesar de mais sustentável. O Vila Nova não participa da Copa do Brasil desde 2006, o que significa que no ranking atual não tem um mísero ponto oriundo de participação na Copa do Brasil. Tem que tratar de conseguir um bom desempenho no Campeonato Goiano e voltar a disputar a Copa do Brasil. Daí precisa de um bom desempenho, pelo menos atingir a terceira fase ou as oitavas. O clube não deve subir tanto no ranking em 2016 justamente por não participar da Copa do Brasil. Mas se conseguir uma vaga para a Copa do Brasil 2017 no Campeonato Goiano de 2016 e fizer uma campanha razoável na Série B de 2016, para 2017 o clube teria boas chances de estar no top 30 do ranking, praticamente garantindo uma sequência de participações nas edições Copa do Brasil via ranking. Mas tem um monte de "se" neste panorama que eu descrevi. O desempenho em campo é que vai determinar tudo.

      Excluir
    3. Excelente explicação. Muita coisa que não sabia e descobri aqui. Torcer para ano que vem esses "se" se encaixarem e o Vila se reerguer no cenário nacional. O caminho aind é longo, mas vai dar certo.

      Excluir
    4. Comentário meio off-topic sobre o Vila Nova:
      Parece que a CBF e o Esporte Interativo irão modificar os critérios de classificação para a Copa Verde: os times de Goiás passarão a disputar essa competição e além disso serão criadas quatro vagas a serem distribuídas pelo ranking da CBF.
      Paysandu, Atlético/GO, Luverdense e Vila Nova ocupariam essas quatro vagas e também disputariam a Copa Verde (o Goiás, que possui ranking melhor que esses quatro times, entraria por ser o atual campeão goiano e por isso não ocuparia uma dessas quatro vagas).
      A tabela oficial deve ser divulgada ainda hoje.

      Excluir
    5. Aparentemente, assim como o Goiás, o Atlético também não quis. Acredito que eles tenham perspectivas de aderir a Primeira Liga (Liga Sul-Minas-Rio) para jogar em 2017. Mas mesmo assim, acho que eles poderiam jogar a Copa Verde em 2016 e eventualmente migrar para Primeira liga depois. Vale uma vaga na Sul-Americana.

      Excluir
    6. O Atlético/GO também não achou vantajoso disputar a Copa Verde.
      E concordo com você: acho que seria vantajoso para eles jogar a copa, ainda mais com uma vaga para a Sul-Americana em jogo.

      Excluir
  4. Sinto cheiro de que esse post foi consultado, embora seu blog não seja citado lá:

    http://doentesporfutebol.com.br/2015/12/copa-do-brasil-conhece-classificados-da-edicao-2016/

    Aliás, lé eles cravam o Resende na Copa do Brasil. Sabe alguma notícia se o Resende escolheu mesmo? Eu não achei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito usaram o blog como fonte mesmo... rsrs... Nem o formato de divulgação das informações se preocuparam em mudar.

      E eles ainda trazem o Avaí na frente do Criciúma nas vagas distribuídas pelo ranking (o Avaí foi ultrapassado pelo Tigre na última rodada), sinal de que não estão calculando o ranking e de que usaram a última versão do ranking que disponibilizei no meio da semana passada.

      Com relação à escolha do Resende, também não encontrei nenhuma notícia.

      Ontem na página da Wikipédia em inglês para a Copa do Brasil 2016 (https://en.wikipedia.org/wiki/2016_Copa_do_Brasil) constava a informação de que a Portuguesa teria ficado com a vaga para a CB2016, mas hoje já atualizaram e deixaram a vaga em aberto novamente.

      Eu encontrei no twitter Brasileiro Série D (https://twitter.com/brasilseried) a informação de que o Resende deveria ter escolhido a vaga até a última sexta-feira, antes do recesso da federação carioca. Mas pelo jeito essa informação ainda não foi divulgada.

      Excluir
    2. Impossível montar os potes todos certinhos sem compilar o ranking todo. Além do formato de apresentação, o Avaí ainda na frente do Criciúma. Certeza que a fonte é esse post aqui. Ele só acrescentou o Resende (a única coisa de autoria dele e ainda tá errada). Agora custava citar? O cara lá perderia alguma coisa com isso? Você se dá ao trabalho de acompanhar a evolução do ranking e dos times classificados desde maio e o cara lá não pode te dar o devido crédito? Tem que se apresentar como se fosse o autor de trabalho alheio?

      É demais viu...

      Ah, o twitter do Brasileiro Série D publicou o posts deles lá. Ele não deve saber que a origem da informação é seu blog e os caras se apropriaram dela como se fossem os autores. Se você achar que deve, poderia dar um toque nele lá.

      Excluir
    3. Ah, olhei na wikipédia por curiosidade. Parece que tá tudo certo por lá, mas eles estão usando o ranking anterior e por incrível que pareça, os 10 que se classificam pelo ranking são exatamente os mesmos se fosse usar o ranking anterior como eles fizeram lá. Muda as posições, mas os clubes são os mesmos.

      Também estranhei ser na em inglês. Tentei achar na em português e não achei. Indo no da edição de 2015 e clicando pra ir para a próxima lá no canto esquerdo, vai pra uma página de "Artigo sobre evento futuro" que não tem nada. Muito estranho isso. Já tá com quase todos times definidos, é uma competição brasileira, a segunda mais importante, e a wikipédia em português não tem um artigo enquanto a em inglês tem um artigo até bom. Muito estranho...

      Excluir
    4. Outra coisa, se os caras estiverem de má-fé com força mesmo eles podem corrigir o posição do Avaí e Criciúma, tirar o Resende e mudar um pouco o formato de apresentação, já que você denunciou a apropriação indébita lá nos comentários. Seria bom printar o quanto antes.

      Excluir
    5. Esse artigo em inglês na Wikipédia é bom mesmo... Tenho acompanhado ele desde o meio do ano e está sempre sendo atualizado. E realmente é estranho ainda não ter um artigo na Wikipédia em português para a CB 2016. Vai entender...
      Com relação ao site que publicou as vagas para a Copa do Brasil, verifiquei que no ano passado eles fizeram uma postagem similar, mas sem considerar as divisões por potes. Então pelo jeito eles devem compilar o ranking também (só pegaram a ideia da divisão dos potes "emprestada"... rsrs).
      E que baita coincidência essa de os 10 times que se classificam pelo ranking serem os mesmos utilizando o ranking desse ano e do ano passado (mesmo com as posições alteradas)!

      Excluir
  5. Sei não. Quem tivesse compilado o ranking todo estaria bem familiarizado com os critérios de pontuação e as implicações das mudanças de posição última rodada. Saberia de imediato após o fim dos jogos, como eu e você, que o Criciúma teria passado o Avaí sem precisar recompilar o ranking todo. Aliás, fazer essa última atualização "na mão", de cabeça, era muito simples. Só cinco clubes tiveram posição alterada na última rodada. Pra mim pegaram a informação aqui e não te deram o crédito. Eles já tinham essa ideia de publicar essa informação, mas pra mim pegaram ela esse ano, mais completa, aqui.

    Olhei o post do ano passado que você disse. As as classificações via estadual são noticiadas pelos portais de notícias todos, globoesporte, folha/uol, etc. Não é complicado de se obter. Pra fazer uma projeção boa de potes tem que compilar o ranking todo. Isso eles não fizeram ano passado. Quanto aos 10 pelo ranking, lembro que ano passado ninguém fez nada próximo ao trabalho completo que você fez esse ano, mas vários sites e portais fizeram projeções simplificadas, especialmente na região de corte. Vários sites e blogs calcularam a pontuação do Santa Cruz e clubes próximos, em volta, e chegaram a conclusão que ele ficaria de fora. Além disso os 10 ficam praticamente restritos às Séries A e B, é mais simples fazer uma projeção/compilação parcial e determinar os 10. O que precisa do ranking todo são os potes e não tem nada de potes lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente parece mesmo que pegaram a informação no blog e não deram o crédito... E o pior é que continuam pegando... kkkk

      Atualizaram a distribuição de Red Bull Brasil, Inter de Lages e Imperatriz (times com a mesma pontuação no ranking) nos potes G e H após eu ter atualizado a minha lista ontem de manhã citando que o desempate entre os três times se dá pelo ranking de federações... kkk

      Anteriormente o site havia feito a distribuição desses três times por ordem alfabética: Imperatriz no grupo G e Inter de Lages e Red Bull no grupo H.

      Logo após eu ter atualizados os critérios, revisaram a página e modificaram a distribuição: Red Bull no grupo G e Inter de Lages e Imperatriz no pote H.

      Excluir
    2. Isso não só confirma a fonte como sendo aqui, como a má-fé. Se estão acompanhando constantemente seu blog, certamente viram esses cometários aqui e persistem em não te dar o devido crédito.

      Excluir
    3. Ah, se não foi você mesmo que retirou o comentário, eles apagaram o seu comentário que levantava a possibilidade de terem copiado daqui. Se for esse o caso, mais uma prova de má-fé, não responderam seu questionamento e sisplesmente apagaram o comentário...

      Se precisar tenho o print da página quando o seu comentário ainda estava lá e eles colocavam o Imperatriz no pote G.

      Excluir
    4. Na verdade, eu mesmo preferi retirar o comentário depois para evitar maiores polêmicas...
      Os caras poderiam alegar que já divulgavam o ranking desde o ano passado e ficar polemizando... Daí achei melhor editar o comentário.
      Mas de qualquer forma valeu pela força!

      Excluir
    5. Tranquilo. Mas totalmente desnecessário o que eles fizeram...

      Bola pra frente!

      Excluir