Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

[Copa do Brasil 2016] Possibilidades de confrontos estaduais na primeira fase

Com 84 dos 86 clubes que disputarão a Copa do Brasil 2016 já definidos, é possível fazer algumas previsões a respeito das possibilidades de cruzamentos entre clubes de um mesmo estado na primeira fase.

As últimas duas vagas em aberto são as seguintes:
- Copa Rio: O Resende foi o campeão da Copa Rio e por isso possui o direito de decidir se disputará em 2016 a Copa do Brasil ou a Série D (a competição que não for escolhida ficará com a vice-campeã Portuguesa). No entanto, ainda não foi divulgado de forma oficial pela federação carioca qual foi a escolha do Resende (a final ocorreu há uma semana). Por esse motivo, o blog considera que a quinta vaga do Rio de Janeiro para a Copa do Brasil segue em aberto.
- Copa FMF: O Dom Bosco venceu o União Rondonópolis por 2 a 0 no primeiro jogo da final da Copa FMF (única copa estadual que vale vaga para a Copa do Brasil ainda em andamento), que define a terceira vaga de Mato Grosso para a Copa do Brasil. O segundo jogo ocorre no próximo domingo, dia 13/12.

Para a definição dos cruzamentos, a CBF divide de acordo com o ranking da CBF os 80 times classificados para a primeira fase da Copa do Brasil em oito potes de dez clubes cada. Após essa divisão os confrontos da primeira fase são definidos da seguinte forma:
Pote A x Pote E
Pote B x Pote F
Pote C x Pote G
Pote D x Pote H

A divisão atual de potes é a seguinte:
- Pote A: Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Atlético/PR, Botafogo/RJ, Coritiba, Goiás e Figueirense.
- Pote B: Ponte Preta, Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Criciúma, Avaí, Chapecoense, Náutico e ABC.
- Pote C: Joinville, Atlético/GO, América/RN, Paysandu, América/MG, Portuguesa, Bragantino, Paraná, Santa Cruz e ASA.
- Pote D: Sampaio Corrêa, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Cuiabá, Botafogo/PB, Londrina, Juventude, Nacional/AM e Rio Branco/AC.
- Pote E: Brasil de Pelotas, Remo, Confiança, Tombense, Campinense, Santos/AP, Coruripe, River, Guarany de Sobral e Lajeadense.
- Pote F: Vitória da Conquista, Goianésia, Globo, Operário/MT, Náutico/RR, Aparecidense, Princesa do Solimões, Caldense, Operário/PR e Gama.
- Pote G: Independente/PA, Ypiranga/RS, Brasília, Rio Branco/ES, Genus, Paranahyba, Estanciano, Comercial/MS, Red Bull Brasil e Inter de Lages.
- Pote H: Imperatriz, Juazeirense, Tocantinópolis, Ivinhema, Ferroviária/SP, Galvez, Parauapebas, Linense e outras duas equipes a serem definidas após o término de todos os campeonatos e copas estaduais.

Caso o Resende opte por disputar a Copa do Brasil, ele entraria no pote F e empurraria o Gama do pote F para o pote G e o Inter de Lages do pote G para o H. Já a Portuguesa/RJ entraria no pote H do sorteio caso ficasse com a vaga, o que não alteraria os demais potes.

No caso dos clubes de Mato Grosso, tanto Dom Bosco quanto União Rondonópolis entrariam no pote H, o que também não alteraria a distribuição dos demais potes.

Desse modo, os seguintes confrontos estaduais podem ocorrer logo na primeira rodada da Copa do Brasil 2016:
- Cruzeiro x Tombense
Bahia x Vitória da Conquista
Vitória Vitória da Conquista
- ABC x Globo
- Paysandu x Independente
- Portuguesa x Red Bull Brasil
- Bragantino x Red Bull Brasil
- Joinville x Inter de Lages (caso a Portuguesa/RJ fique com a vaga para a Copa do Brasil)
- Sampaio Corrêa x Imperatriz
- Cuiabá x Dom Bosco OU União Rondonópolis (clube que for campeão da Copa FMF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário