Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

[Copa do Brasil 2016] 07/12 - Classificação para a Copa do Brasil via ranking da CBF

As seguintes alterações ocorreram desde a última atualização:
- O Brasileirão teve sua última rodada realizada e o Internacional se manteve na quinta posição, garantido uma vaga direta para as oitavas de fina da Copa do Brasil do ano que vem. Com esse resultado, o Ypiranga/RS se garantiu na Copa do Brasil 2016.
- O Resende, campeão da Copa Rio, ainda não divulgou oficialmente se disputará a Copa do Brasil ou a Série D em 2016. Por isso, o blog continua considerando que a quinta vaga do Rio de Janeiro para a Copa do Brasil segue em aberto.
- O Dom Bosco venceu o União Rondonópolis por 2 a 0 no primeiro jogo da final da Copa FMF (única copa estadual que vale vaga para a Copa do Brasil ainda em andamento). O segundo jogo ocorre no próximo domingo, dia 13/12.

Os critérios adotados para a definição dos dez clubes que disputarão a Copa do Brasil 2016 classificados de acordo com o ranking da CBF de clubes podem ser vistos aqui:Critérios

Clubes classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil 2016 (cinco primeiros colocados na série A do Brasileirão e mais o campeão da Copa do Brasil):
- Corinthians
- Atlético/MG
- Grêmio
- São Paulo
- Internacional
- Palmeiras

Equipes classificadas via campeonatos e copas estaduais (até o momento 68 equipes já foram definidas, enquanto que as outras duas vagas restantes virão de competições disputadas no segundo semestre)
- AC: Rio Branco e Galvez
- AL: CRB, Coruripe e ASA
- AP: Santos/AP
- AM: Nacional e Princesa do Solimões
- BA: Bahia, Vitória da Conquista e Juazeirense
- CE: Fortaleza, Ceará e Guarany de Sobral
- DF: Gama e Brasília
- ES: Rio Branco (em 2016 o ES deixará de ter direito a uma segunda vaga, em que o clube classificado disputava uma fase preliminar com o segundo representante do Acre)
- GO: Goiás, Aparecidense e Goianésia
- MA: Imperatriz e Sampaio Corrêa
- MT: Cuiabá, Operário e uma vaga para o campeão da Copa Governador do Estado da Mato Grosso (Dom Bosco ou União Rondonópolis)
- MS: Comercial e Ivinhema
- MG: Caldense, Cruzeiro, Tombense e América/MG (entra na vaga deixada pelo Atlético/MG)
- PA: Remo, Independente e Parauapebas
- PB: Campinense e Botafogo/PB
- PR: Operário, Coritiba e Londrina (apenas três vagas conforme novo ranking de federações)
- PE: Santa Cruz, Salgueiro e Sport
- PI: River e Parnayba
- RJ: Vasco, Botafogo/RJ, Fluminense, Flamengo e uma vaga para a Copa Rio (Resende ou Portuguesa/RJ)
- RN: América/RN, ABC e Globo
- RS: Brasil de Pelotas, Juventude (entra na vaga deixada pelo Grêmio)Ypiranga (entra na vaga deixada pelo Internacional) e Lajeadense
- RO: Genus
- RR: Náutico/RR
- SC: Joinville, Figueirense, Chapecoense, Inter de Lages (quatro vagas conforme novo ranking de federações)
- SP: Santos, Ponte Preta (entra na vaga deixada pelo Corinthians), Red Bull Brasil (entra na vaga deixada pelo Palmeiras), Ferroviária e Linense
- SE: Confiança e Estanciano
- TO: Tocantinópolis

Equipes classificadas via ranking da CBF (equipes que não se classificaram via competições estaduais)
- Atlético/PR (12º)
- Vitória/BA (20º)
- Criciúma (22º)
- Avaí (23º)
- Náutico (25º)
- Atlético/GO (28º)
- Paysandu (30º)
- Portuguesa (32º)
- Bragantino (33º)
- Paraná (34º)

Divisão dos 80 times classificados em oito potes de acordo com o ranking da CBF para definição dos possíveis cruzamentos na primeira fase (A x E, B x F, C x G, D x H)
- Pote A: Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Atlético/PR, Botafogo/RJ, Coritiba, Goiás e Figueirense.
- Pote B: Ponte Preta, Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Criciúma, Avaí,Chapecoense, Náutico e ABC.
- Pote C: Joinville, Atlético/GO, América/RN, Paysandu, América/MG, Portuguesa, Bragantino, Paraná, Santa Cruz e ASA.
- Pote D: Sampaio Corrêa, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Cuiabá, Botafogo/PB, Londrina, Juventude, Nacional/AM e Rio Branco/AC.
- Pote E: Brasil de Pelotas, Remo, Confiança, Tombense, Campinense, Santos/AP, Coruripe, River, Guarany de Sobral e Lajeadense .
- Pote F: Vitória da Conquista, Goianésia, Globo, Operário/MT, Náutico/RR, Aparecidense, Princesa do Solimões, Caldense, Operário/PR e Gama.
- Pote G: Independente/PA, Ypiranga/RS, Brasília, Rio Branco/ES, Genus, Paranahyba, Estanciano, Comercial/MS, Red Bull Brasil* e Inter de Lages*.
- Pote H:  Imperatriz*, Juazeirense, Tocantinópolis, Ivinhema, Ferroviária/SP, Galvez, Parauapebas, Linense e outras duas equipes a serem definidas após o término de todos os campeonatos e copas estaduais.
*: Red Bull Brasil, Inter de Lages e Imperatriz possuem a mesma pontuação no ranking de clubes e nesse caso o desempate se dá pelo ranking de federações. Com isso, a ordem de classificação entre esses três clubes é a seguinte: 1º Red Bull Brasil (SP), 2º Inter de Lages (SC) e 3º Imperatriz (MA).

Mudanças nos potes:
Sem mudanças

2 comentários:

  1. Em 2014 a CBF atribuiu a pontuação do Maringá ao Grêmio Maringá. Não vi o motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não encontrei nenhum motivo para isso. Acho que a CBF confundiu os clubes mesmo. O Maringá Futebol Clube disputou a série D 2014 e a Copa do Brasil 2015 por ter conseguido o vice-campeonato paranaense de 2014. Já o Grêmio Maringá estava licenciado no ano passado e em 2015 disputou a 3ª divisão do paranaense.
      O Maringá Futebol Clube é mais novo (foi fundado em 2010) e há relatos de que em determinado período de sua história tentou ser confundido com o Grêmio Maringá (clube mais antigo) para conseguir a simpatia dos torcedores da cidade. O clube já se chamou Grêmio Metropolitano Maringá e possui as mesmas cores do Grêmio Maringá (preto e branco).
      Talvez seja por isso que a CBF se confundiu.

      Excluir